top of page
Buscar

Bola de Ouro 2024: Vini Jr. e elenco do Real Madrid boicotam cerimônia de premiação

  • fabianohennemann
  • 28 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

Motivo da ausência é que clube e jogador já sabem que prêmio será dado a Rodri; veja critérios de votação definidos pela France Football


Visto como o grande favorito à Bola de Ouro 2024, Vinicius Jr. não estará presente na cerimônia de premiação em Paris, que ocorrerá nesta segunda-feira. A decisão do jogador em não comparecer deve-se ao fato de ter sido informado que não será o vencedor do prêmio, que deverá ser entregue ao volante Rodri, do Manchester City. A informação foi divulgada inicialmente pela rádio francesa RMC e pelo jornal espanhol Marca. Surpreendentemente, nenhum outro representante do Real Madrid – incluindo jogadores, comissão técnica ou dirigentes – estará no Théâtre du Châtelet para a cerimônia, apesar das expectativas de presença no fim de semana.


Vini Jr com o troféu da Champions League 2023/24 — Foto: ANP via Getty Images
Vini Jr com o troféu da Champions League 2023/24 — Foto: ANP via Getty Images

A Bola de Ouro, organizada pela revista *France Football*, premia os destaques da temporada 2023/24, e Vini Jr. era apontado como um dos favoritos. Decisivo na campanha do Real Madrid, o brasileiro foi o destaque nas conquistas da Supercopa da Espanha, do Campeonato Espanhol e da Champions League, consolidando seu status entre os maiores talentos do futebol mundial. Rodri, no entanto, parece ter convencido a crítica com seu desempenho pelo Manchester City e pela seleção espanhola: além de ganhar o tetracampeonato da Premier League e a Champions League, ele foi peça-chave na conquista da Eurocopa, sendo eleito o melhor jogador do torneio.


Rodri encerrou a temporada com números expressivos, tendo atuado em 50 partidas pelo City, com nove gols e 13 assistências, seu recorde pessoal de contribuições diretas em uma temporada. Além do desempenho técnico, o espanhol fez abertamente campanha para que um compatriota conquistasse a Bola de Ouro, o que adiciona um tom de patriotismo à premiação. Jude Bellingham, também do Real Madrid, aparece como outro concorrente próximo, mas é Rodri quem deve sair vitorioso, tendo em seu favor o título europeu pela seleção e a atuação como pilar do City.


Rodri se sagrou campeão da Eurocopa 2024. (Foto: AFP)
Rodri se sagrou campeão da Eurocopa 2024. (Foto: AFP)

Critérios de Votação da Bola de Ouro 2024


A eleição para os prêmios de melhor jogador e jogadora da temporada é conduzida por um júri especializado, composto por jornalistas dos 100 países mais bem classificados no ranking da Fifa (50 países para o futebol feminino). Esses jurados recebem uma lista de 30 candidatos, selecionados por membros da redação do *L'Équipe* e embaixadores da Uefa, como Luís Figo no prêmio masculino e Nadine Kessler no feminino.


Cada jornalista escolhe 10 dos 30 nomes e os organiza em uma lista de preferência, baseada na avaliação de desempenho. A pontuação é atribuída da seguinte forma: o primeiro lugar na lista de cada jurado recebe 15 pontos, seguido dos demais com 12, 10, 8, 7, 5, 4, 3, 2 e 1 ponto, respectivamente. O jogador que acumular a maior pontuação total do júri leva o prêmio.


Caso ocorra um empate na pontuação final, o prêmio é concedido ao atleta que recebeu mais vezes o primeiro lugar nas listas individuais dos jurados. Os critérios de votação estabelecidos pelos organizadores são: (1) desempenho individual, incluindo o caráter decisivo e impressionante do jogador, (2) conquistas e desempenho coletivo da equipe, e (3) classe e fair play em campo. Esses aspectos são fundamentais para definir o vencedor da Bola de Ouro.

 
 
 

Comentarios


bottom of page