Vitória no Dérbi eleva chances de permanência do Corinthians na Série A para 96% e complica Palmeiras na busca pelo tricampeonato consecutivo
A 32ª rodada do Campeonato Brasileiro trouxe um desfecho muito favorável ao Botafogo. O time carioca conquistou uma importante vitória no clássico contra o Vasco, disputado no Rio de Janeiro, e ainda contou com um tropeço do vice-líder Palmeiras, que perdeu para o Corinthians em São Paulo.
Com a combinação dos resultados, o Botafogo aumentou sua vantagem para seis pontos na liderança, restando apenas seis partidas para o fim da competição. As chances de título do Alvinegro subiram para 78,48%, uma evolução significativa em relação à semana anterior, quando o índice era de 59,41%.
A situação atual é bem mais favorável do que na edição de 2023, em que, após 32 rodadas, o Botafogo tinha 39,46% de chances de conquistar o título e dividia a liderança em pontos com o Palmeiras, que viria a se sagrar campeão naquela temporada.
O desempenho do time alvinegro no Brasileirão 2024 tem sido consistente, tanto em termos de pontos quanto no desempenho em campo. A tendência é de uma melhoria ainda maior na 33ª rodada, especialmente com o confronto contra o Cuiabá, no Nilton Santos. O time do Dourado encontra-se em uma situação difícil, com apenas 2,65% de chances de escapar do rebaixamento para a Série B, e já acumula três jogos sem vitória.
Chances de título no Brasileirão
Apesar da derrota no Dérbi, o Palmeiras continua sendo o principal concorrente do Botafogo na luta pelo título e pelo tricampeonato consecutivo. As chances de conquista do time alviverde são estimadas em 17,64%. Sob o comando de Abel Ferreira, a equipe já volta a campo nesta sexta-feira, enfrentando o Grêmio no Allianz Parque, em uma partida que exige vitória para manter as esperanças de título no Campeonato Brasileiro.
As probabilidades de cada equipe são calculadas a partir de modelos estatísticos desenvolvidos pelo economista Bruno Imaizumi, que analisa microdados coletados pela equipe do Espião Estatístico desde 2013. O estudo abrange as características de 4.498 jogos de Campeonatos Brasileiros, utilizando a métrica de expectativa de gol (xG), amplamente reconhecida internacionalmente, para avaliar a produtividade ofensiva e defensiva das equipes.
Libertadores
O G-6 está praticamente definido. Botafogo e Palmeiras já garantiram suas vagas na próxima Libertadores, de acordo com as projeções do Espião Estatístico. Fortaleza e Flamengo também se destacaram, ultrapassando a marca de 99% de chances de classificação para a principal competição sul-americana. O Internacional, após vencer, aumentou suas chances de 95,65% para 98,88%, enquanto o São Paulo teve a maior evolução, passando de 84,81% para 97,13%.
Caso o Flamengo conquiste a Copa do Brasil no próximo domingo, o G-6 se transformará em G-7, o que abriria mais uma vaga para os times da parte de cima da tabela. O Bahia, que ocupa o sétimo lugar, tem apenas 3,06% de chances de terminar entre os seis primeiros, mas, com a possível expansão para sete vagas, sua situação melhora. O Cruzeiro também tem boas chances de alcançar essa posição na próxima rodada. Para o Vasco, a matemática ainda permite, mas o saldo de gols de -10 complica a sua trajetória. Se o Atlético-MG, atualmente em 10º lugar, conquistar o título, a análise de vagas na Libertadores continuará considerando o G-6.
Enquanto as decisões da Copa do Brasil, Sul-Americana e Libertadores não forem concluídas, os quatro primeiros colocados do Campeonato Brasileiro garantem vaga direta na fase de grupos da Libertadores do próximo ano, enquanto o quinto e o sexto colocados terão que disputar a fase preliminar.
Se os campeões dessas três competições estiverem entre os primeiros colocados do Brasileirão, novas vagas para a Libertadores serão abertas no campeonato nacional. Por enquanto, as projeções analisam as chances das equipes terminarem o Campeonato Brasileiro entre a quarta e a sexta posições.
Chances de permanência
O Corinthians, vencedor do Dérbi, viu suas chances de permanecer na Série A aumentarem consideravelmente após derrotar o Palmeiras. A probabilidade passou de 79,11% para 93,36% com o resultado positivo, que foi uma surpresa, já que o favoritismo era do time alviverde, mesmo com o jogo sendo na Neo Química Arena. Embora esteja apenas quatro pontos acima do primeiro time do Z-4, o Corinthians vive um bom momento, com três vitórias consecutivas.
O próximo desafio será contra o Vitória, que também está em ascensão, com 91,40% de chances de permanência após três vitórias seguidas e jogando em casa. A equipe que vencer no Barradão dará um grande passo rumo à manutenção de sua vaga na elite do futebol brasileiro.
Um caso curioso na disputa pela permanência na Série A é o do Athletico-PR. Apesar de ter caído para o Z-4 após a derrota para o Vitória, suas chances de continuar na elite do futebol brasileiro são de 75,82%, enquanto o Bragantino, um ponto à frente, tem 52,49%. Vale lembrar que o Furacão ainda tem um jogo a menos, o confronto contra o Atlético-MG, válido pela 19ª rodada, que será realizado durante a Data Fifa de novembro.
O Juventude se complicou ainda mais após ser goleado pelo Fortaleza por 3 a 0, em Caxias do Sul. Suas chances de permanência caíram de 50,58% para 29,56%. A equipe gaúcha terá uma nova oportunidade de se recuperar jogando em casa, recebendo o Bahia no próximo sábado. O Cuiabá, que provavelmente está vivendo seus últimos momentos na Série A, tem apenas 2,65% de chances de continuar na elite, e o Atlético-GO apresenta uma probabilidade mínima de 0,09%.
Comments